
Curso de Avaliação Motora - 31/03 a 01/04
OBJETIVO PRINCIPAL
Capacitar profissionais da Saúde e Educação na identificação dos grupos de risco (neurológico e social) no ensino regular e especial, viabilizando possibilidades de avaliação contínua e intervenção motora. O curso possibilitará aos alunos um conhecimento sobre avaliação do desenvolvimento da criança, tais como:
01. Teoria e prática sobre a “Escala de Desenvolvimento Motor – EDM” em escolares da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação Especial, conhecendo assim, as diferentes facetas do desenvolvimento infantil e sua aplicabilidade;
02. Estudo de casos clínicos;
03. Aplicação em populações de risco (social e neurológico); transtornos mentais; transtornos neurológicos; outros;
04. Interpretação do protocolo de avaliação motora, além de vivência com o método (aula prática).
PÚBLICO ALVO
Profissionais da Saúde e Educação: Psicólogos, Pedagogos, Psicopedagogos, Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais, Fonoaudiólogos, Médicos, Nutricionistas, Profissionais da Educação Física.
PALESTRANTES
CURSO DE AVALIAÇÃO MOTORA
MINI CURSO DE CIRCUITOS MOTORES
INVESTIMENTO
Estudantes - 100,00 (Cem Reais)
Profissionais - 120,00 (Cento e vinte Reais)
DATA E HORA
31/03 - Sexta
Das 19h às 21:30h - Curso de Avaliação Motora (Modulo I)
01/04 - Sabado
Das 8:30h às 17:30h - Curso de Avaliação Motora (Modulos II e III)
Carga horária: 15h/a
02/04 - Domingo
Das 8:30h às 17:30h - Mini Curso de Circuitos Motores
Carga horária: 8h/a
LOCAL
UNIVASF - Campus Petrolina/PE (Ginásio)
CERTIFICAÇÃO
O curso de AVALIAÇÃO MOTORA tem certificado acadêmico, emitido pela Sociedade Brasileira de Motricidade Humana, com uma carga horária de 15 horas/aula – dividido em 03 Módulos
curso de CIRCUITOS MOTORES terá certificado acadêmico, emitido pelo Grupo de Pesquisa em Plasticidade Neuromotora, com carga horaria de 8 horas/aula.
MÓDULOS
MÓDULO I
Conceito, terminologias sobre Motricidade Humana, etapas evolutivas, idade de desenvolvimento e idade cronológica. Importância da avaliação motora. Método de avaliação do desenvolvimento. Áreas da motricidade: motricidade fina, global, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial, temporal, linguagem e lateralidade.
MÓDULO II
Manual de Avaliação Motora – principais conceitos e terminologias, validação do instrumento, aplicação dos testes no ensino regular e ensino especial. Aplicação prática.
MÓDULO III
Utilização do método em uma população escolar – oficina de trabalho com os participantes. Vivência prática. Análise dos resultados encontrados, organização de relatórios, dúvidas dos participantes. Relatos de casos clínicos.

Professor Dr. Francisco Rosa Neto
Doutorado em Medicina do Esporte, Faculdade de Medicina, Universidade de Zaragoza (Espanha); Mestrado em Deficiência Mental e Transtornos de Aprendizagem, Faculdade de Medicina, Universidade de Sevilha (Espanha); e Especialista em Ciências Morfofuncionais do Esporte, Faculdade de Medicina, Universidade de Córdoba (Espanha). Coordenador do Laboratório de Desenvolvimento Humano e professor do programa de Mestrado e Doutorado em Ciência do Movimento Humano da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Presidente da Sociedade Brasileira de Motricidade Humana - SBMH.

Cleuber de Souza Gonçalves
Mestrando em Educação Física pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), membro do Grupo de Pesquisa em Plasticidade Neuromotora (GPPN) e graduado no curso de Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Atualmente estuda o efeito do exercício físico sobre o controle autonômico, cognitivo e motor em crianças e idosos.


Graciano Joan Xavier de Lima
Membro do Grupo de Pesquisa em Plasticidade Neuromotora – GPPN (2016), graduando do curso de Bacharelado em Educação Física pela Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF (2014) e Enfermeiro graduado pela Universidade Estadual de Pernambuco –UPE (2012). Atualmente desenvolve pesquisas relacionados a Plasticidade do Sistema Neuromuscular e Comportamento Motor associado ao esporte em adultos idosos. Seu principal tema de estudo esta direcionado aos fatores de riscos relacionados a quedas em idosos.
Lorenna Walesca de Lima Silva
Membro do Grupo de Pesquisa em Plasticidade Neuromotora (GPPN) e graduanda do curso de Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Sua principal linha de pesquisa envolve o efeito do exercício físico sob as propriedades neuromecânicas musculares e capacidades coordenativas em crianças e idosos



